Gostaria de saber qual a melhor cor de vestuário (roupas claras ou escuras) a fim de nos protegermos de raios ultravioleta. Por quê?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira – www.if.ufrgs.br/~lang/

O vestuário oferece proteção contra a radiação ultravioleta, maior para tecidos mais encorpados, com trama fechada e  com cores mais escuras.

O algodão leve das camisetas brancas  oferece FPU (fator de proteção ultravioleta) baixo, da ordem de 5. Quando a camiseta está molhada piora o fator de proteção pois a trama do tecido fica mais aberta. Portanto quem preferir uma camiseta leve, deve usar também filtro solar.

Existem materiais, como o poliéster e outros sintéticos, especialmente em cores mais escuras que oferecem alta proteção, podendo chegar em roupas especiais ao FPU 50. Uma pesquisa na web facilmente indica vestuários com alto FPU.

As cores claras, além de deixarem passar mais radiação ultravioleta, refletem parte dessa radiação para regiões da pele descovbertas, como o rosto.  Pigmentos especiais nos tecidos podem aumentar consideravelmente o FPU.

Os povos nômades do deserto na África utilizam roupas pesadas e escuras, cobrindo praticamente todo o corpo, dando-lhes boa proteção contra a radiação ultravioleta.

Pesquisas empíricas têm revelado a supremacia das cores escuras (como azul escuro) na proteção contra a radiação ultravioleta em relação à proteção menor oferecida por cores claras como o amarelo, para o mesmo tipo de tecido. Some Color Shades Offer Better Protection Against Sun’s Ultraviolet Rays

A melhor forma de proteção ainda é usar roupa folgada e com o emaranhamento do tecido bem estreito capaz de prover uma sombra densa e eficaz. Na verdade, a DENSIDADE do tecido é mais importante que o tipo de fibra ou que a cor usada na proteção contra os raios UV, embora estes dois fatores também sejam relevantes em uma escala menor, como assinalado no meu primeiro comentário acima.

http://www.who.int/uv/publications/proUVrad.pdf

Leave a reply